Missionárias Combonianas
Provincia Moçambique-Africa do Sul (MOSA)

Encontro final do Intercâmbio entre Moçambique e Brasil

 Encontro final do Intercâmbio entre Moçambique e Brasil

Divulgar o Intercâmbio nas Dioceses, continuar a disseminar a Lei de Terras e os Direitos Humanos nas comunidades, foram algumas das possíveis linhas de acção encontradas no encontro final entre as Comissões de Justiça e Paz das Dioceses de Pemba, Nacala, Tete, Beira, Nampula e Acção Académica para o Desenvolvimento das Comunidades Rurais (ADECRU), no encontro final que decorreu na última terça-feira (12) de Dezembro do ano em curso, no Centro de Formação de Nazaré, Cidade da Beira- Moçambique.
Diga-se em abono da verdade, que existem Vários interesses de diversos mega-projectos Brasileiros em Moçambique e Brasil que afectam negativamente a qualidade de vida das comunidades rurais em ambos países. Devido a estas situações, o encontro final serviu também para serem discutidas formas para garantir o acesso a justiça das comunidades e para responder as situações de violações dos seus direitos.
Durante os meses de Outubro e Dezembro que decorreu o Intercâmbio, Marina da Rocha Braga e Elizabete Flores, agentes da CPT- Brasil selecionadas para trabalhar neste processo em Moçambique, viveram de perto diferentes problemas que enfrentam as comunidades, onde através de formações que decorriam durante estes encontros serviram para fortificare permitir a mudança de comportamento e atitude em relação terra e saberem dos seus direitos como sendo “os verdadeiros donos da terra”.
Neste encontro participaram algumas Organizações Internacionais como a SECAM, CIDSE e Mosaiko, que demonstraram a sua vontade e disposição de continuar a contribuir e partilhar experiencias de defesa da terra com as duas Comissões e ADECRU.
Importa referir que este intercâmbio era conhecido como “Intercambio Sul”, o mesmo que procurou trazer algumas realidades vivenciadas pelas comunidades Brasileiras junto com as de Moçambique.