Missionárias Combonianas
Provincia Moçambique-Africa do Sul (MOSA)

 Formação-Promoção

Como expressão da única actividade evangelizadora, estamos igualmente empenhadas no campo da saúde, do social e  educativo.
Com a consolidação da paz, o país apresentou um rápido crescimento económico nas suas infraestruturas, como também nas escolas, centros de saúde, estradas, etc. Isto tornou possível atingir novas zonas, deslocar-se com mais facilidade e abrir novas comunidades.
Frente à nova situação social, política e econômica, surgem novos desafios como a epidemia de HIV-Sida, o aumento da pobreza, o desemprego, o aumento da população nas periferias das cidades, a exploração da terra e da madeira por parte das multinacionais; o baixo nível escolar e a corrupção a todos os níveis...
Anunciamos o Evangelho, aos povos aos quais somos enviadas, desenvolvendo actividades a favor da vida e defendendo a dignidade das pessoas, através da formação e do acompanhamento das comunidades cristãs, oferecendo formação aos líderes, promovendo à mulher, desenvolvendo uma educação integral a favor da rapariga, na área da educação, da saúde, e da justiça e paz; assim como também no serviço direto aos doentes.
Na área da saúde, estamos presentes no Hospital de Marrere (ocupando-nos sobretudo das crianças doentes de coração), nos Centros de saúde e hospitais do Governo de Chipene, Balama e Mangunde. Trabalhamos na faculdade de Medicina da Universidade Católica de Moçambique, na Beira.
Dedicar um cuidado especial à formação das Religiosas locais para que sejam uma presença profética da Igreja e possam desenvolver a riqueza dos seus valores em prol da comunidade eclesial.