Missionárias Combonianas
Provincia Moçambique-Africa do Sul (MOSA)

MEIO AMBIENTE-NACALA

MEIO AMBIENTE, CUIDADOS E RECICLAGEM

Todos os anos o puaró (coliseu) da Escola Politécnica Feminina de Nacala veste-se de colorido e abre as suas portas para acolher jovens, rapazes e raparigas, de diferentes lares da Diocese de Nacala. O desafio deste ano foi desenvolver o tema: “Meio Ambiente, Cuidados e Reciclagem”.
Mais de 400 jovens provenientes dos lares de Mueria, Namahaca, Instituto Industrial de Carapira, Monapo, Nacuxa, Centro Cultural Islâmico, e o lar Feminino de Nacala; participaram com os seus responsáveis no encontro anual de lares.

Com criatividade, espontaneidade, simplicidade os jovens mostraram através de teatros, cantos, exposições e danças a falta de cuidado para com o meio ambiente e a reciclagem como uma forma de proteger a natureza e ajudar numa economia sustentável.
A intervenção da ONG Italiana LVIA, e a cooperativa OKHALASSANA, ajudou para conhecer mais sobre os prejuízos que causa o lixo para o Meio Ambiente, assim como mostraram algumas formas de reciclar e as suas vantagens.
Um dia diferente, activo, dinâmico, participativo, mas sobretudo um momento de consciencialização para jovens e menos jovens. Criar auto-consciência para promover soluções eficazes e eficientes para melhorar o nosso mundo, nossa casa comum.