Missionárias Combonianas
Provincia Moçambique-Africa do Sul (MOSA)

Economia e poupança, pessoal e familiar

Jovens vindos de diferentes lares da província de Nampula, se concentraram na Escola Politécnica Feminina de Nacala, para participar do intercâmbio entre lares para reflectir sobre o tema: Economia e poupança, pessoal e familiar.
O Encontro realizou-se no puaró da Escola Politécnica Feminina de Nacala, no dia 22 de Setembro de 2018. Participaram os jovens e as jovens dos lares (internados) de Namahaca; Itoculo; Liupo; Monapo; Alua, Nacuxa; lar feminino de Carapira; Instituto Industrial de Carapira; e lar feminino de Nacala. A aprendizagem não faltou no meio da diversão e da festa.

Como todos os anos, os jovens que vivem em regime de internado nos diferentes lares da Diocese de Nacala, e Nampula se reúnem para pôr em comum, a sua reflexão sobre um tema que questiona à sociedade envolvente, para procurar caminhos para prevenir, e melhorar as suas vidas. Neste ano os jovens apresentaram danças, cantos, peças teatrais relativas ao tema «Economia e poupança pessoal e familiar» O Sr. Alexandre Caetano, a partir de exemplos concretos da realidade transmitiu algumas tácticas para saber poupar e assim melhorar a economia pessoal, familiar e do país.
«Os ensinamentos servirão de alicerce na vida quotidiana dos jovens e na sociedade em geral. Este convívio é de muita riqueza, para nós jovens, pois é apresentado os temas através de palestras, e com muita criatividade. É de muito fruto!» Opinião de uma jovem larista.
É de louvar a iniciativa da escola, dirigida pelas Irmãs Combonianas, porque estes intercâmbios entre lares, promove a/o jovem para ter uma visão mais clara de temas polémicos da sociedade, para criar neles uma  consciência critica, e formar os/as jovens como cidadãos que apoiem no crescimento e desenvolvimento do seu pais, não só no plano económico, mas no aspecto humano, espiritual, solidário e fraterno.
Grupo:  Multimedia da Feminina