Missionárias Combonianas
Provincia Moçambique-Africa do Sul (MOSA)

Comunicar bem é liderar assertivamente

Comunicar bem é liderar assertivamente

O encontro anual de lideranças dos lares realizou-se na Carapira, o Sábado 21 de Abril de 2018. Estiveram presentes líderes do Instituto Industrial de Carapira e da escola Politécnica Comunitária Feminina de Nacala. O tema foi a comunicação na liderança.
Um encontro foi marcado pela vontade dos jovens de apreender e crescer no seu desempenho como líderes, para alcançar os objectivos traçados, melhorar a vida do lar e desenvolver as suas capacidades como líderes e pessoas.

Participaram aproximadamente uns 60 jovens com os seus respectivos responsáveis: o Professor Soffrido Lino o Ir. Luís Quarenta, as Leigas Combonianas: Marisa e Kaxia e, a Ir. Elizabeth Carrillo.
O tema foi abordado pela leiga Marisa, a mesma que soube ajudar a entender aos jovens como a comunicação é importante para melhorar o seu serviço, e compreender aos colegas; pois, o entendimento das duas partes é necessário, para alcançar os objectivos, e assim poder ter um estilo mais assertivo no seu desempenho como líder.
Os líderes traçaram alguns desafios e possíveis soluções para melhorar o seu desempenho como por exemplo: agir com paciência; transmitir a mensagem de forma clara e eficaz; ter atitudes proactivas e não reactivas; saber dizer não quando necessário; ter comportamento que incentive os direitos de cada um, sem violar os direitos do grupo todo; ter persistência; assumir as responsabilidades; etc.
Os jovens focalizaram, o que levavam do encontro: uma nova maneira de pensar, novas ideias para se relacionar e conversar com os/as colegas; novo comportamento, aceitável e correcto; novas experiências de vida; nova maneira de falar; e apontaram um grande desafio para cada um deles: O que vou mudar em mim?
As reflexões, opiniões, e os trabalhos em grupo marcaram a reunião, a mesma que permanecerá como um incentivo para melhorar a vocação de líderes, e atingir os objectivos de cada jovem e os da
instituição.