Missionárias Combonianas
Provincia Moçambique-Africa do Sul (MOSA)

Inauguração da Igreja de Impire
Distrito de Balama, Provincia de Cabo Delgado, Moçambique

No 4 de Fevereiro de 2018 realizou-se uma grande festa na paróquia de São Francisco Xavier de Balama e particularmente para a capela São  Daniel Comboni de Impire. O Presidente da República de Moçambique, Felipe Jacinto Nyusi, inaugurou a nova igreja dedicada a São Daniel Comboni, em memória do seu pai, Jacinto Nyusi Chimela.
Nos anos 80, o catequista Jacinto Nyusi Chimela tinha construído, nesta aldeia, a primeira capela. Um grupo do povo maconde, ao qual pertencia e pertence a família Nyusi, nos anos passados, por causa da guerra civil, tinha se deslocado para Tanzânia. Com o fim da guerra, a família Nyusi, com outras famílias, voltaram a Moçambique e se instalaram na floresta de Impire, no distrito de Balama, dando vida à única comunidade cristã “maconde” deste distrito. De facto o povo “maconde”, cujas esculturas são famosas em todo o mundo, está situado sobretudo no nordeste da Província de Cabo Delgado. Em Impire estão sepultados alguns membros da família do presidente Nyusi.
Jacinto Nyusi Chimela era homem de grande fé e muito dedicado ao seu serviço de catequista, até que renunciou a ser um líder político, pois na altura muitos comícios se desenvolviam no domingo e ele não queria renunciar às celebrações dominicais.
A nova igreja de Impire, foi construída no mesmo local originário da primeira capela, como uma  dádiva do Presidente Nyusi à comunidade cristã, que, em precedência, se reunia numa simples capela de barro, coberta de chapas. Foram necessários acerca de quatro meses de trabalho intenso para chegar a este dia da inauguração, exactamente 11 anos depois do enterro do catequista Nyusi, ocorrido no dia 4 de Fevereiro de 2007.
Há duas semanas começaram os preparativos para o grande dia. Ao aproximar-se do dia 4 de Fevereiro, entraram em acção membros do Governo de Maputo (capital de Moçambique), o vigário paroquial de Balama, padre Januário Tiago, diocesano, há poucos dias chegado à nossa paróquia e as irmãs missionárias combonianas de Balama.
Às 10h do dia 4, pontualmente, chegou o helicóptero presidencial no espaço dos arredores da escola de Impire: um breve percurso de carro e logo aparece a branca igreja com o tecto verde-escuro. A espera do Presidente havia: Dom Januário Machaze Nhangumbe, bispo emérito de Pemba e presidente da celebração eucarística, padre Dinis Gabriel, diocesano de Balama, padre Constâncio, sacramentino de Balama, vários representantes da família Nyusi, o Governador de Cabo Delgado (Júlio José Parruque com a sua esposa), a administradora do distrito de Balama (Eusébia Maria Celestino), outras personalidades civis e militares, muita gente chegada também das aldeias mais perto e quatro irmãs missionárias combonianas da comunidade de Balama.
Grande a emoção quando foi descoberta a placa que lembra o padroeiro da capela, São Daniel Comboni e o fundador da primeira comunidade cristã, Jacinto Nyusi Chimela. Seguiu a bênção da igreja e a celebração eucarística, animada por cânticos e danças. Ao fim da celebração houve várias mensagens e testemunhos.
Um testemunho da Ir Roselda, missionária da Consolata, que conheceu pessoalmente o catequista Nyusi, pôs em relevo o grande espírito de generosidade e doação do catequista. Numa reunião a irmã tinha pedido quem podia ajudar nas visitas aos doentes e presos e logo Nyusi tinha levantado o braço. A Ir Roselda, ao fim do testemunho, fez um presente ao Presidente: uma foto onde está ela com o seu pai.
O testemunho da Ir Ângela, diocesana de Pemba, fez luz sobre o espírito de alegria que animava Jacinto Nyusi Chimela. Um dia encontra a ir Ângela e a convida a ir visitar a sua comunidade, onde a sua gente nunca tinha visto uma irmã. Ir Ângela aceita o convite e mal que chegou o catequista começa a dançar de alegria. O comentário da Ir Ângela foi: “Parecia-me o rei David que dançava em volta da Arca da Alianca”.
No fim da celebração seguiu o almoço e logo depois o helicóptero presidencial levou para Pemba Dom Januário, o presidente e a sua esposa, dona Isaura.
A festa acabou, mas fica esta linda igreja e a figura particularmente significativa do catequista Jacinto Nyusi Chimela. A igreja dos muros está construída, a Igreja das pedras vivas está em fase de construção. Tarefa de toda a equipa missionária e dos responsáveis da comunidade, ajudar todo o povo cristão de Impire a seguir este grande exemplo de fidelidade a Cristo e à Igreja que foi Jacinto Nyusi Chimela.