Missionárias Combonianas
Provincia Moçambique-Africa do Sul (MOSA)

Mulher

Mulher mãe e professora

A mulher desempenha vários papeis como o de esposa, mãe e trabalhadora. Esta versatilidade da mulher trás outros desafios, próprios no concernente a inserção no mercado de trabalho bem como as formas de se viver  em família.

Como mãe vai desde o cuidado do esposo, dos filhos e da casa, que necessita de uma grande ginástica para conciliar as actividades caseiras, pois não e tarefa fácil.

A mulher como profissional precisa de manter o equilíbrio tanto mental como psicológico preparando-se o máximo possível, de forma a não misturar os assuntos caseiros com os assuntos profissionais.

O segredo para esse sucesso reside no facto de distinguir os ambientes, ou seja, separa-los.

No meu caso, ou melhor, a minha experiência como mulher, mãe e educadora, quando estou no meu posto de trabalho, concretamente na escola e porque me relaciono só com meninas, não me concentro basicamente só na actividade de docência, mais também transmito valores que possam contribuir para uma formação integral deste grupo na sociedade, que alias, sinto que as minhas mensagens fazem diferença no seio da instituição, porque as meninas sentem que estão em casa, quer dizer, na presença de uma professora mãe.

Prof. Laurinha Rachide