Missionárias Combonianas
Provincia Moçambique-Africa do Sul (MOSA)

Familia

 A fé e a familia 

A família é imagem de Deus Trinitário, é a primeira escola da vida, é imagem da comunhão existente entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. A familia é o fundamento essencial da sociedade, onde as pessoas recebem as primeiras noções do bem, da verdade, do amor.
A família tem a missão de ser a principal educadora dos filhos, como mensageira do amor misericordioso e compassivo de Cristo, participa na criação do mundo, amando e procurando fazer felizes os outros. Viver em familia implica ter igualdade e dignidade que se exprimem nos direitos e deveres.
A Biblia apresenta-nos exemplos de homens e mulheres que, com a sua vida foram um estímulo para os demias, exemplo o centurião Cornélio, Lazaro, Maria e Marta, amigos de Jesus; Áquila e Priscila, que difundiram o cristianismo em Coríntio e Éfeso, colaboradores de apóstolo S. Paulo.
Os pais são os encarregados de fazer desabrochar a espiritualidade, por meio da oração, leitura da Palavra de Deus, momentos de reflexão e diálogo com Deus e as pessoas, as virtudes, os valores cristãos, para construir uma nova sociedade, onde primem a ternura, a fidelidade e a misericórdia de Deus, a verdadeira liberdade de filhos e filhas, o respeito, a justiça, o diálogo, o serviço generoso, que promove a justiça, a paz e a solidariedade. A família está chamada a transformar o mundo, reconhecendo a Deus em cada pessoa e situação.

 A verdadeira mulher

Desejo começar estas linhas retomando a Palavra de Deus, onde o livro dos Provérbios faz um elogio da Mulher exemplar.
« Uma mulher de valor, quem a poderá encontrar? O seu preço é muito superior ao das pérolas… O coração do marido nela confia e jamais lhe falta coisa alguma… Fortaleza e graça são os seus adornos; sorri perante o dia do amanhã. Abre a boca com sabedoria, tem na língua instruções de bondade. Vigia o andamento da casa e não come o pão da ociosidade» ( Pro 31,10-31)
Eu e você somos obra de Deus. Somos perfeitas a Seus olhos. Não existe nada mais belo aos olhos do nosso Deus do que a mulher cautelosa, que cuida do seu interior dando o melhor do seu tempo ao crescimento espiritual; à preparação profissional; á família; tendo comunhão consigo mesma e com os outros. Deus nos conhece e conhece o desejo do nosso coração que deve ser: tornar-nos cada dia verdadeiras mulheres.
Convido a pensar que aquilo que faz de nós verdadeiras mulheres é a beleza da paciência, da bondade e da alegria com caráter suave, modesto que ilumina a face, e que não podem ser imitados pelo melhor produto cosmético ou pela joia mais cara do mundo.
Não fiquemos muito preocupadas pela nossa aparência exterior, antes nos preocupemos em trabalhar o interior para agradar ao nosso Deus, pois fomos feitas à Sua imagem e semelhança.
Quem sou eu? Como me sinto com mim mesma? O que é importante para mim?
Precisamos nos perguntar e conscientizar de que somos lindas e belas aos olhos de Deus.
Lembra que quando nós sentimos feias exteriormente é porque ainda não cuidamos do nosso interior. Temos trabalho pendente!
Por isso neste dia tão importante para todas as mulheres moçambicanas devemos dizer juntas: Obrigada, Senhor! Fomos criadas de um modo assombroso e maravilhoso.  (Sal 139,14)

Ir. Maureen Mora Agüero